
ERP – Como escolher o sistema ideal para sua empresa
Um dos grandes desafios para as empresas sem dúvida é a escolha do sistema ERP.
Há vários softwares e empresas no mercado, cada um com tecnologias e funcionalidades diferentes, mas com uma coisa em comum. A integração das áreas e apoio na tomada de decisão.
Primeiramente, vamos entender o que significa ERP.
ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa um sistema de gestão empresarial, uma ferramenta corporativa, com diversos módulos integrados, recursos e processos usando um banco de dados.
Hoje em dia já não é mais privilégio somente das grandes corporações a adoção de um sistema para gestão do seu negócio.
Mas como escolher o sistema mais aderente ao meu negócio?
Será que tenho budget para a aquisição de um?
Acredito que essas e outras perguntas muitos empresários de pequenas e médias empresas se fazem.
Aqui vão 6 dicas que podem ajudar na tomada de decisão da escolha do ERP:
Prepare uma RFP
RFP é a sigla de Request for Proposal, um documento para envio aos fornecedores onde eles irão preencher um questionário com as funcionalidades e características técnicas e regras de negócio necessárias para atender sua necessidade e suas expectativas, para ajudar na análise de aderência do software junto ao seu negócio.
As grandes empresas já utilizam essa ferramenta, principalmente em licitações.
Envolva a equipe
Vejo muitos empresários tomarem a decisão da compra do sistema ERP sozinhos, sem envolver a equipe e os principais usuários.
Compartilhe com eles quais as necessidades, dores, dificuldades atuais para saber quais softwares irão suprir e atender, não somente a área de TI.
Conheça a tecnologia
Verifique se o sistema está atualizado com as tecnologias utilizadas do momento, para não adquirir um software com tecnologia obsoleta;
- Verifique há quanto tempo o software foi desenvolvido;
- Qual o intervalo para lançamentos de novas versões;
- Está preparado para trabalhar na nuvem ou em servidores próprios;
- Qual o investimento em computadores e banco de dados será necessário.
Visite clientes que já utilizam o sistema
Importante conhecer e compartilhar lições aprendidas de quem já implantou e usa o sistema.
Entenda como funciona o pós venda e o suporte
Dependendo do seu negócio, é importante saber qual a disponibilidade do suporte do sistema (24×7, de segunda a sexta em horário comercial, os canais (e-mail, telefone, chat, etc).
Entenda também se há e qual é o nível de SLA (Service Level Agreement). É o tempo de resposta para os chamados, dependendo do nível de criticidade do mesmo.
Faça uma POC (Proof of Concept)
Nada mais é que uma demonstração com dados e cenários da sua empresa. Garantir que as respostas positivas na RFP das funcionalidades atendidas realmente foram entendidas e abrangentes.
Nós da Tenacitas, ajudamos clientes na seleção de software, apoio na gestão dos processos e na implantação / gerenciamento do projeto.