30 de março de 2020
Trabalhar home office pode ser o desejo de muitas pessoas e para isso tornar-se produtivo e factível faz-se necessária algumas ações para o sucesso dessa jornada. Muito se fala em mindset ágil e modelo ágil nas organizações e essa disciplina está diretamente ligada ao cenário atual que estamos vivendo com o Covid-19. Cobramos equipes autogerenciáveis, […]
Leia na íntegra
23 de maio de 2018
Hoje vamos falar sobre o Project Libre, uma ferramenta gratuita, para gestão de tempo no planejamento e execução de projetos. O Project Libre é open source, utilizada como alternativa ao MS-Project da Microsoft. Para você que ainda não tem verba para adquirir uma licença do MS-Project, ou ainda está iniciando na carreira de gerente de projetos e […]
Leia na íntegra
4 de abril de 2018
Iniciaremos hoje uma série de artigos relacionados a ferramentas gratuitas para utilização na gestão de projetos e processos. A primeira ferramenta que analisamos e iremos comentar é a Xmind. É uma ferramenta para organizar e compartilhar ideias, desenvolver organogramas e WBS (Work Breakdown Structure). Possui diversos templates para apoio no início / criação dos mapas […]
Leia na íntegra
12 de fevereiro de 2018
A adoção desse documento (checklist) pode ajudar sua empresa em diversas áreas e apoiar no crescimento da produtividade, padronização dos processos e melhoria contínua. De acordo com o dicionário, checklist significa “Lista de itens a serem checados ou verificados”. Checklist é uma palavra em inglês, considerada um americanismo. Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista). Onde e […]
Leia na íntegra
30 de janeiro de 2018
Se você acha que ser gerente de projetos basta saber atualizar um cronograma e delegar tarefas ou cobrar pessoas você está enganado. Cada vez mais características e habilidades interpessoais e de negócio são exigidas e valorizadas no mercado de trabalho, as softskills. Liderança, trabalho em equipe, mentoring, foco nos objetivos, análise de riscos, gestão de […]
Leia na íntegra
8 de janeiro de 2018
Certa vez num cliente, numa das reuniões de um projeto que gerenciei, fomos a uma sala e lá havia um quadro com os dizeres: “Nunca temos tempo para planejar, mas sempre temos dinheiro para refazer”. Essa frase me chamou a atenção por dois motivos: Estar exposta numa sala de reunião de uma grande empresa multinacional; […]
Leia na íntegra
2 de janeiro de 2018
Se você está atuando ou pretende iniciar na carreira de gerenciamento de projetos e pretende obter uma certificação, aqui vão algumas siglas, explicações, seus significados e pré-requisitos para você se preparar e conquistar a sua tão sonhada certificação. PMI ® PMI é o instituto de gerenciamento de projetos, não é uma certificação. É uma das maiores […]
Leia na íntegra
20 de dezembro de 2017
Vejo muitas empresas definirem metas e objetivos para seus planejamentos estratégicos ou para seus projetos sem atentar-se para essa questão bastante importante, as características SMART. Definir metas e objetivos para as empresas ou seus projetos pessoais é importante para termos um norte de onde queremos ir / estar. E a definição de metas vai ao […]
Leia na íntegra
11 de dezembro de 2017
Um dos grandes desafios para as empresas sem dúvida é a escolha do sistema ERP. Há vários softwares e empresas no mercado, cada um com tecnologias e funcionalidades diferentes, mas com uma coisa em comum. A integração das áreas e apoio na tomada de decisão. Primeiramente, vamos entender o que significa ERP. ERP é a […]
Leia na íntegra
27 de novembro de 2017
O documento de status report é o relatório que o gerente de projeto deve preparar para posicionar sua equipe, seu cliente e patrocinador dos principais assuntos relacionados ao projeto. Nele, costumo dividir em alguns tópicos. Tópicos do Status Report: Período a que se refere o status report do projeto – de acordo com o planejado […]
Leia na íntegra