PMP
2 de janeiro de 2018

Certificação em gerenciamento de Projetos – entenda as siglas


Se você está atuando ou pretende iniciar na carreira de gerenciamento de projetos e pretende obter uma certificação, aqui vão algumas siglas, explicações, seus significados e pré-requisitos para você se preparar e conquistar a sua tão sonhada certificação.

PMI ®

PMI é o instituto de gerenciamento de projetos, não é uma certificação.

É uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos no mundo todo.

  • Foi Fundado em 1969;
  • Mais de 700 mil pessoas certificadas em todo o mundo;
  • Mais de 470 membros em 207 países;

PMBOK®

PMBOK significa Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide)

É um conjunto de boas práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

Não é uma metodologia, não confunda, é um guia de boas práticas.

Cabe ao gerente de projeto selecionar ferramentas e processos adequados a cada projeto.

Na sua 6ª versão, engloba 49 processos;

5 grupos de processos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e controle
  • Encerramento

E 10 áreas de conhecimento:

  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Recursos humanos
  • Comunicação
  • Riscos
  • Aquisições
  • Partes interessadas

Não existe PMBOOK, ok ? o correto é PMBOK® .

 PMP®

É a sigla para Project Management Professional. É talvez a certificação mais reconhecida e exigida no mercado.

Requisitos da certificação PMP ®  (retirado do site www.pmi.org).

Para se candidatar à certificação PMP ®  você precisa ter:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Para saber como foi minha preparação para a certificação, acesse meu outro artigo a respeito.

Além da certificação PMP ® , o PMI®  oferece ainda outras:

PfMP – Portfolio Management Professional

PgMP – Program Management Professional

CAPM – Certified Associate in Project Management

PMI-ACP – Agile Certified Practitioner

PMI-SP – Scheduling Professional

PMI-RMP – Risk Management Professional

PMI-PBA – Professional in Business Analysis

PMO

É a sigla para Project Management Office, ou escritório de gerenciamento de projetos.

É uma entidade, uma área dentro da empresa, responsável pelos diversos projetos internos e externos, não é uma pessoa ou cargo.

E para os profissionais de RH, acerte na divulgação das vagas relacionadas a gerenciamento de projetos, melhorando o descritivo e certamente aumentando as chances de contratar a pessoa certa.

 

Compartilhar:
FacebookLinkedInGoogle+