30 de janeiro de 2018

Entendendo o Triângulo de Talentos do PMI®


Se você acha que ser gerente de projetos basta saber atualizar um cronograma e delegar tarefas ou cobrar pessoas você está enganado.

Cada vez mais características e habilidades interpessoais e de negócio são exigidas e valorizadas no mercado de trabalho, as softskills.

Liderança, trabalho em equipe, mentoring, foco nos objetivos, análise de riscos, gestão de custos, escopo, negociação, persuasão, identificar e gerenciar partes interessadas, tudo isso e mais um pouco.

Praticamente um super-homem.

Pesquisas recentes realizadas pelo PMI® – Instituto de Gerenciamento de Projetos (www.pmi.org) mostra que não bastam somente habilidades técnicas para ser um bom gerente de projetos, isso é só 1/3 do caminho.

Abaixo mostramos o triângulo de talentos, formado por Técnicas em gestão de projetos, Liderança e Gestão Estratégica de Negócios. Em seguida vamos explicar em detalhes cada lado desse triângulo.

Triângulo de talentos PMI

Triângulo de talentos PMI®

Técnicas em Gestão de Projetos

Foca nos conhecimentos, habilidades e competências relacionadas a frameworks ágeis e modelo cascata (waterfall) ou híbridos. Conhecimentos técnicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Utilização de ferramentas de gestão, desenvolvimento de cronogramas, identificação de fatores críticos de sucesso e controle de incidentes.

Liderança

Como o próprio nome diz, espera-se que o gestor de projetos seja líder da equipe, líder servidor, faça o papel de coach e mentoring da equipe.

Identifique pontos de riscos no relacionamento da equipe, realize trabalho motivacional e dê norte para o time.

Atue fortemente em feedbacks, aprimorando e potencializando lições aprendidas do projeto.

Importante para o líder que gere sentimento de confiança, apresente soluções e foque sempre positivamente nos cenários do projeto, até porque dificuldades sempre aparecerão e é nessa hora que o líder deve aparecer.

Gestão Estratégica de Negócios

O Gerente de projeto precisa ter a visão do negócio, estar atento a concorrências, mercado, conhecer missão, visão e valores da empresa, apoiar nos projetos estratégicos.

É preciso ter certa afinidade/ conhecimento com marketing, análise de custos, valor agregado, análise de viabilidade de projetos.

Definir objetivos e metas SMART.

Viu só, não basta somente atualizar o cronograma, é preciso fazer muito mais.

Sucesso nos projetos !!!!

Compartilhar:
FacebookLinkedInGoogle+