11 de dezembro de 2017

ERP – Como escolher o sistema ideal para sua empresa


Um dos grandes desafios para as empresas sem dúvida é a escolha do sistema ERP.

Há vários softwares e empresas no mercado, cada um com tecnologias e funcionalidades diferentes, mas com uma coisa em comum. A integração das áreas e apoio na tomada de decisão.

Primeiramente, vamos entender o que significa ERP.

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa um sistema de gestão empresarial, uma ferramenta corporativa, com diversos módulos integrados, recursos e processos usando um banco de dados.

Hoje em dia já não é mais privilégio somente das grandes corporações a adoção de um sistema para gestão do seu negócio.

Mas como escolher o sistema mais aderente ao meu negócio?

Será que tenho budget para a aquisição de um?

Acredito que essas e outras perguntas muitos empresários de pequenas e médias empresas se fazem.

Aqui vão 6 dicas que podem ajudar na tomada de decisão da escolha do ERP:

Prepare uma RFP

RFP é a sigla de Request for Proposal, um documento para envio aos fornecedores onde eles irão preencher um questionário com as funcionalidades e características técnicas e regras de negócio necessárias para atender sua necessidade e suas expectativas, para ajudar na análise de aderência do software junto ao seu negócio.

As grandes empresas já utilizam essa ferramenta, principalmente em licitações.

Envolva a equipe

Vejo muitos empresários tomarem a decisão da compra do sistema ERP sozinhos, sem envolver a equipe e os principais usuários.

Compartilhe com eles quais as necessidades, dores, dificuldades atuais para saber quais softwares irão suprir e atender, não somente a área de TI.

Conheça a tecnologia

Verifique se o sistema está atualizado com as tecnologias utilizadas do momento, para não adquirir um software com tecnologia obsoleta;

  • Verifique há quanto tempo o software foi desenvolvido;
  • Qual o intervalo para lançamentos de novas versões;
  • Está preparado para trabalhar na nuvem ou em servidores próprios;
  • Qual o investimento em computadores e banco de dados será necessário.

Visite clientes que já utilizam o sistema

Importante conhecer e compartilhar lições aprendidas de quem já implantou e usa o sistema.

Entenda como funciona o pós venda e o suporte

Dependendo do seu negócio, é importante saber qual a disponibilidade do suporte do sistema (24×7, de segunda a sexta em horário comercial, os canais (e-mail, telefone, chat, etc).

Entenda também se há e qual é o nível de SLA (Service Level Agreement). É o tempo de resposta para os chamados, dependendo do nível de criticidade do mesmo.

Faça uma POC (Proof of Concept)

Nada mais é que uma demonstração com dados e cenários da sua empresa. Garantir que as respostas positivas na RFP das funcionalidades atendidas realmente foram entendidas e abrangentes.

   

Nós da Tenacitas, ajudamos clientes na seleção de software, apoio na gestão dos processos e na implantação / gerenciamento do projeto.

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