Gestão de projeto
8 de janeiro de 2018

Gerenciamento de Projetos para pequenas e médias empresas – Por que eu preciso ler isso ?


Certa vez num cliente, numa das reuniões de um projeto que gerenciei, fomos a uma sala e lá havia um quadro com os dizeres:

“Nunca temos tempo para planejar, mas sempre temos dinheiro para refazer”.

Essa frase me chamou a atenção por dois motivos:

  1. Estar exposta numa sala de reunião de uma grande empresa multinacional;
  2. Por provavelmente já ter passado por isso em outros projetos internos / externos, mesmo sendo uma grande Companhia e levar o gerenciamento de projetos a sério.

As interpretações que fiz dessa frase nesse local estratégico da empresa foram:

  • Levar as pessoas que passarem por aquela sala para discutirem assuntos pertinentes à empresa;
  • Melhorias de produto e processo;
  • Refletirem na importância da gestão efetiva e planejamento nos projetos;
  • Cuidar bem dos investimentos da empresa.

Podemos tirar outras frases que fazem todo sentido, como por exemplo:

“Nunca temos tempo para planejar, mas sempre temos tempo para refazer”.

Ou ainda:

“Não temos tempo para planejar…. e talvez não tenhamos dinheiro para refazer”.

Se isso vale para a grande empresa, por que não valeria para a pequena / média empresa ?.

É o fazer direito da primeira vez.

O dinheiro da grande empresa é igual e tão importante e valioso quanto o dinheiro da pequena e média.

Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se questão de sobrevivência e longevidade termos projetos bem sucedidos, bem gerenciados, com previsibilidade e visibilidade.

Previsibilidade para planejar e definir os projetos eleitos e aqueles que trarão maior retorno, no tempo, escopo e custo.

Visibilidade para acompanhar a evolução dos custos e prazos, monitorar e acompanhar escopo, riscos e demais áreas de conhecimento.

Vejo muitas empresas se darem mal e perderem dinheiro e tempo porque não quiseram investir na gestão de seus projetos e no planejamento.

Acabam delegando a responsabilidade da gestão a gestores funcionais, sem grande vivência e experiência nas boas práticas de gestão de projetos.

Estes, por sua vez, compartilham seu tempo nas tarefas diárias, não priorizando os projetos e muitas vezes sendo até uma espécie de fuga por não saberem “o que“ e “como fazer”.

Não investem em treinamento e capacitação da equipe pelo fato de entenderem que isso é custo e não investimento.

Claro que isso vale também para os colaboradores, que também não dependam das empresas investirem em treinamento, mas eles próprios invistam em treinamentos, aumentando a empregabilidade.

As empresas que acreditam que esses valores na gestão de projetos irão encarecer o investimento, ao ignorarem a importância, remetem a frase da sala de reunião.

Investir em treinamentos e na gestão dos seus projetos não é custo, é investimento.

Se eu pudesse colocar outro quadro na mesma sala de reunião, colocaria com os dizeres:

“Tenhamos tempo para planejar e gerir, para sempre termos dinheiro para investir, seguir e crescer”.

Vamos falar sobre seus projetos ?

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